O nadador britânico oriundo do País de Gales, Dan Jervis, revelou ser gay antes de competir nos jogos da Commonwealth, que acontece no mês que vez. O galês de 26 anos, que ganhou prata e bronze nos 1.500m livre nos Jogos de 2014 e 2018 em Glasgow e na Costa Dourada da Austrália, respectivamente, afirmou que nunca tinha dito a ninguém sobre sua homossexualidade até os 24 anos.
“Levou 24 anos para eu ser quem eu sou. Eu estava me ajustando para todo mundo, apenas tentando me encaixar, até eu pensar: ‘seja apenas você’. Você sabe, a gente está antes da Commonwealth Games e lá vai ter crianças e adultos assistindo que saberão que eu sou como eles, e eu sou orgulhoso de quer quem sou”, disse Jervis, em entrevista ao podcast LGBT Sport da BBC. “Por muito tempo, eu odiei quem eu era – e você vê pessoas a todo o tempo morrendo por serem quem são. Eles odeiam eles mesmos a tal ponto que eles acabam com suas vidas. Então se eu posso ser aquela pessoa que os outros olham e dizem, ‘ele é como eu’, então isso é bom”, continuou.
Cristão devoto, o atleta conta que não foi fácil entrelaçar sua fé com sua sexualidade. Segundo ele, a primeira pessoa que ele contou foi uma amiga aos 24 anos. “Eu disse a ela: ‘acho que sou gay. Eu não conseguia nem mesmo dizer: ‘eu sou gay’. Então eu basicamente estava empurrando as palavras para fora. Ela ficou um pouco chocada, mas essa era a exata reação que eu queria. Eu já tive todas as boas reações, e a forma que me descrevem não vai mudar a pessoa que eu sou. A jornada de todo mundo é diferente, mas acho que eu sempre soube”, conta Jervis.
“Era algo que estava na minha mente, me incomodando. Eu pensei que era bissexual e eu tive namoradas que eu amei – mas sair do armário há cerca de três anos atrás foi onde eu soube que teria que lidar com isso. Não estava afetando o meu nado, mas a mim como ser humano. Isso soa um pouco dramático, mas não estava curtindo minha vida. Eu estava sorrindo, mas algo estava faltando para eu ser plenamente feliz. Eu ainda sou o Dan que você conhece. Você apenas sabe algo a mais de mim agora”, finaliza.
Via Pheeno