Adaptado do romance Dance on My Grave (1982), do britânico Aidan Chambers, o roteiro de François Ozon, diretor francês, para Verão de 85 trata da descoberta do primeiro amor, os rompantes das paixões juvenis, com uma pegada bem anos 80. Com trilha sonora de Jean-Benoît Dunckel.
“Filmei o romance entre dois garotos de uma maneira bem clássica, sem ironia, para fazer desta uma história universal”. É como o cineasta e roteirista François Ozon (“Graças a Deus”, “O Amante Duplo”) explica seu novo trabalho, VERÃO DE 85, que chega aos cinemas brasileiros em 3 de junho.
“Não pensava nisso até agora, porque a verdade é, mais do que qualquer outra coisa, eu queria ver esse filme como cinéfilo. Eu tinha certeza de que alguém faria a adaptação – um diretor americano! Mas, para minha surpresa, isso nunca aconteceu”.
Ozon conta que fez a escalação dos dois atores antes mesmo de terminar o roteiro. Assim que Lefebvre fez o teste, sabia que ele era seu Alex, mas aí era preciso achar o ator para David. “O contraste entre os dois era bastante importante. David tinha que dominar Alex fisicamente, e estar confortável consigo mesmo.” “Eu disse para mim mesmo que se não encontrasse a dupla perfeita para os papéis, eu não faria o filme.” Mais do que uma recriação de 1980, o intento era deixar mais fidedigno, por isso filmar em película.
VERÃO DE 85 será lançado no Brasil pela Califórnia Filmes.
Elenco: Félix Lefebvre, Benjamin Voisin, Philippine Velge, Valeria Bruni Tedeschi, Melvil Poupaud, Isabelle Nanty.
Via ObservatórioG