Pra quem ainda não sabe, tá rolando um mega bapho envolvendo a rede norte-americana de roupas “Marek + Richard”. Eles lançaram uma nova campanha promovendo uma linha de roupas bem preconceituosa. Olha isso:
Na foto acima podemos ver a frase “No Fats No Fems”, o que poderia ser traduzido por aqui como “Não curto gordos nem efeminados”, aquele jargão clássico de bicha preconceituosa que a gente cansa de ver por ai, né?! Pois bem. A empresa pegou o jargão e pasmem: usou em suas camisetas! Que horror!
Eis que o Jack’d, um app de encontros gays hiper conhecido mundo afora (inclusive aqui no Brasil) saiu em defesa das bees e produziu uma nova campanha com camisetas fofas com a frase “No Bullies, No Bigods”, algo como “Não curto Bullying nem ódio”. Arrasaram demais!
A façanha foi ideia do diretor de marketing do aplicativo Kevin Letourneau, que escreveu uma carta aberta ao público mostrando sua indignação com a iniciativa da Mark +Richard – Vamos ler um trecho:
“Os homossexuais são três vezes mais propensos a desenvolver transtornos alimentares, possuem o dobro da probabilidade de serem diagnosticados com depressão e ansiedade e ainda sofrem com uma taxa de suicídio que é o dobro da taxa dos homens héteros. Como vocês podem ver, palavras realmente machucam! Elas têm consequências. E é por isso que ficamos desanimados ao ver a nova campanha da marca de roupas norte-americana “Marek+Richard” perpetuar a frase tóxica “Não curto gordos nem afeminados”
Como a rede de homens gays mais jovem e mais diversificada do mundo, nós do Jack’d temos como responsabilidade o dever de criar um espaço seguro para que nossos usuários possam se conectar, empoderando nossa geração para que possamos tirar, de uma vez por todas, frases de exclusão como essa do nosso vocabulário.”
(Kevin Letourneau e sua camiseta mudando o rumo do jogo do preconceito)
Tá! Daí você pensa: empresa que pega carona no erro alheio e faz campanha de marketing em cima disso pra enriquecer. Certo? Errado!
O próprio Kevin explica pra onde vai o dinheiro arrecadado das camisetas:
“Toda a renda das vendas das nossas camisetas #NoBulliesNoBigots vai diretamente para apoiar o Projeto Trevor, uma organização focada na prevenção do suicídio entre jovens LGBT. E mais: para cada dolar arrecadado o Jack’d vai doar mais $1 dolar para a fundação!
Lindo demais, minha gente! Quem dera tivéssemos mais empresas como essa!
E já chega de tanto preconceito nesses apps na hora de caçar, né?! Bora curtir a diversidade!
Equipe Manhunt